segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Sonho







Eu tive um grande sonho quando criança, eu desejei profundamente abrir uma livraria. Na adolescência, estabeleci metas e objetivos, fiz lista de todos os  livros que estariam nas minhas prateleiras. Experimentei uma sensação deliciosa, uma ansiedade bonita de realizar um sonho. Hoje, infelizmente não provo o mesmo entusiasmo da minha infância. Deslumbrada por sonho, não observei que com o passar do tempo às pessoas estão deixando de ler.

Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades outras atividades.

A pesquisa revela uma queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% . 

 A sociedade brasileira, a cada dia que passa, lê menos. Hoje, a melhor opção de livro são aqueles que contam histórias fantasiosas de vampiros e bruxas, livros que viram filmes fazendo com que os curiosos não fãs deixem de ler para apenas assistir.

A falta de leitura faz com que as pessoas não consigam escrever, desprezando totalmente sua evolução e toda a carga do seu passado.   Há 25 mil anos, o Homem sentiu a necessidade de exprimir, por intermédio de símbolos desenhados e marcados nas grutas, a sua linguagem oral. No entanto, hoje o homem quer voltar às origens estabelecendo a oralidade como a única forma de expressão. As pessoas não entendem que, na terra de cego, quem tem um olho e lê é rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário