Comunicação
é um processo que envolve a transferência de informação e a compreensão,
abarcando pelo menos duas pessoas. Esse conceito é muito importante, pois
só haverá comunicação se houver a compreensão do que foi transferido.
Independente
da sua área de conhecimento e do seu público alvo, a comunicação é uma
ferramenta integradora que pode abrir ou fechar portas no mercado. É
através da comunicação que você ganha clientes, conquista alunos e faz
novas amizades.
Segundo
Peter Drucker, pelo menos 60% de todos os problemas administrativos é originado,
por deficiência da comunicação. Afinal a comunicação está diretamente
ligada a produtividade, então, falhas nesta pode gerar grande perda financeira
e abalar a imagem do profissional.
As
falhas podem ocorrer por causa das barreiras na comunicação, que são
interferências que podem limitar sua boa compreensão. Existem 3 tipos de
barreiras: a pessoal, a física e a semântica. Para superar as barreiras na
comunicação é preciso estar atento aos símbolos, palavras ou mesmos ações não
verbalizadas.
Influenciar
denota o ato de modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa de
maneira intencional. Portanto, se você pretende influenciar alguém a comprar o
seu produto, serviço, ideia é necessário minimamente estabelecer uma
comunicação clara, objetiva, concisa verificando o meio adequado de comunicação
e escutar ativamente.
Referências
WILLIAMS,
Chuck. ADM. Tradução Roberto Galman. Ed. Cengage Lerning, São
Paulo, 2010.
DAVIS, Keith. Comportamento Humano
no Trabalho. Ed. Pioneira,
1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário