sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mercado de Trabalho





O mercado de trabalho se processa de maneira similar ao comércio de mercadorias. Porém, o trabalho é a mercadoria e o preço do trabalho é representado pelo salário.
Quando a demanda por trabalho é maior que a oferta os salários aumentam; quando a oferta por trabalho é maior que a demanda, os salários diminuem. Em outras palavras, o mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores e crescimento de pessoas e/ ou empresas que têm época e lugar determinados, provocando o surgimento e as condições dessa relação. Entender o que se busca em um profissional atualmente, as novas regras, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global do mercado de trabalho.
Nas últimas décadas ocorre a difusão de um novo paradigma técnico-produtivo caracterizado pela transição do método taylorista-fordista para o toyotismo que incorpora novas estratégias patronais e visa a uma produtividade crescente. Nestes termos, ocorrem a diminuição na participação relativa do emprego industrial, o crescimento do setor de serviços e a maior presença das mulheres nas ocupações formais.
O mercado de trabalho está mais seletivo. Assim, o profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam as empresas detém melhores chances de sucesso. As instituições que procuram contratar mão-de-obra acabam por escolher pessoas com mais escolaridade do que inicialmente demandavam dada a grande quantidade de candidatos.
Hoje, busca-se um profissional que alie competências técnicas às comportamentais. Em um ambiente onde o tempo é determinante, muitas empresas optam por buscar profissionais já capacitados, pois estes darão um retorno mais rápido às organizações. Deste modo, se o ambiente tem, como é comum, constantes transformações, a vantagem competitiva das empresas está na atuação sinérgica dos seus colaboradores, competência como comunicação, relacionamento interpessoal, cooperação, habilidade em lidar com mudanças, solução de problemas e conflitos, visão sistêmica e empreendedora tem sido o diferencial na escolha dos candidatos.

Um comentário: