terça-feira, 21 de agosto de 2012

Organização e Sociedade


Ao nascer, a criança possui apenas potencialidades de tornar-se humana. Ao interagir como os outros, passa por várias experiências, e vai sendo socializada. Através da socialização o ser humano vai aprendendo o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo a capacidade de funcionar como indivíduo e como membro do grupo. (DIAS, 2004; 38).

A sociedade surge com a finalidade de unir os indivíduos para alcançar objetivos comuns, o que coloca a necessidade de organização das atividades que deverão ser desenvolvidas para conseguir alcançar esses objetivos é necessário dividir tarefas e designar suas funções.

Dias (2004) observa que passamos grande parte do nosso tempo trabalhando em organizações. Além disso, uma grande parte do nosso tempo de lazer é despendida em interações com outras. É fácil perceber que elas tornaram-se um importante espaço de convivência em nossa sociedade. Assim sendo, podemos afirmar que a qualidade desta condição está muito ligada à qualidade como convive em cada instituição.

Com o convívio, a pessoa adquire valores e difunde os seus, adaptando-se à convivência com colegas organização e com o ambiente no qual passa boa parte do seu dia. O ser humano necessita de conviver em grupo, diariamente temos que convivemos com vários grupos, essas coligações evoluem desde sua formação até uma possível interrupção.

As pessoas, nas organizações, continuam a comportar-se como pessoas, e não como peças de máquinas ou seres estritamente profissionais. Elas apresentam sentimentos de amizade e hostilidade, cooperação e competição, formam grupos com seus colegas de trabalho e criam regras pra a convivência.  (MAXIMIANO, 2000; 105).

Nenhum comentário:

Postar um comentário