quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Necessidade de Mudança





        Nessa semana eu iria escrever sobre o BSC (Balanced Scorecard), uma importante metodologia de medição de desempenho desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton, professores de Harvard Business School. Não obstante, após uma incômoda conversa com um colega de turma decidi escrever um pouco sobre processo de mudança. 

      Mudar é o ato de alterar, de modificar e transformar. A mudança segundo Chiavenato (2008) é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações de hoje, afinal ela está em toda parte: nas empresas, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima. A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.

     Como exposto anteriormente, mudança é a principal característica dos tempos modernos. Em uma sociedade globalizada todos nós corremos um sério risco de ter que sofrer mudanças, entender que é necessário mudar. Em uma organização, há a mesma necessidade, pois para ela sobreviver ao mercado competitivo, satisfazer os mais variados tipos de clientes, é necessário que ela se adapte. Contudo, para que essas transformações ocorram de forma satisfatória é necessário que elas sejam geridas. Para haver uma boa gestão, é necessário que seja definido os passos e que estes sejam descritos e detalhados de forma que toda a atividade a ser realizada conste no planejamento arquitetado pela organização. Para haver uma real gestão, é necessário que ela esteja dentro de um processo.

      O processo da Gestão de Mudança envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada, por se tratar de algo que abrange extrema complexidade é necessário analisar alguns aspectos como cultura organizacional, público alvo da mudança, grupos e lideres na organização e outros aspectos internos e externos. Bridge aput (Chiavenato, 2008) argúi que a consciência comportamental no gerenciamento da mudança é auxiliada pelo fato de vê-la como sendo composta de três etapas: O descongelamento; A mudança e o Recongelamento.


  • O Descongelamento significa a fase de mudança, na qual as velhas ideias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas. O descongelamento significa a percepção da necessidade de mudança.
  • A Mudança é a etapa em que novas ideias e práticas são experimentadas, exercitadas e aprendidas. O corre quando há a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.
  • O Recongelamento é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Significa a incorporação de um novo padrão de comportamento de modo que ele se torne nova norma. (CHIAVENATO, 2008, p. 251). 
     Assim como as organizações as pessoas também devem buscar descongelar seus preconceitos, experimentar novas ideias e incorporar novos valore e atitudes em suas vidas. Porém, como algumas pessoas criam resistência à mudança o melhor a se fazer é não fazer, não agir guardar sua opinião para si. Se as pessoas não vêem necessidade de romper percepções passadas, devem pelo menos notar que os outros ao seu redor estão em constante transformação buscando um bom convívio social. Afinal, como descreve John Doone “Nenhum homem é uma ilha sozinho em sim mesmo [...]



REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2008.
DAVIS, Keith. Comportamento Humano no Trabalho. Ed. Pioneira. São Paulo, 1996.
BRIDGES, William. Gestão das Transições Organizacionais. Attain Internagional. Disponível em
<http://www.attaininternational.com/pdfs/Managing%20Organizational%20Transition.pdf> (acessado em 29 de agosto de 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário