sábado, 12 de janeiro de 2013

Belo Monte






A Usina de Belo Monte é uma grande concepção. No entanto, vem gerando polêmicas e várias discussões. De um lado, argumenta-se sobre a necessidade de energia elétrica, de outro o impacto negativo que essa Usina gerará ao ecossistema dessa região.

O Brasil precisa de energia elétrica. A construção desta usina poderá aumentar em 10% a capacidade energética do país. Este provável potencial custará aos cofres públicos mais de 28 milhões de reais.
Há várias maneiras de se obter energia: através do sol, dos ventos e até da movimentação das marés. Contudo, para que se possam aproveitar estes potenciais elétricos, é necessário que haja investimentos em educação e em pesquisa. O Estado brasileiro se acomodou com soluções rápidas, em um jogo inconsequente de tapa-buracos. 

Outra grande desculpa dada para a construção da Usina de Belo Monte é o crescimento econômico trazido à região. Parece que os nossos representantes estão esquecendo-se da agenda 21, da promessa de um desenvolvimento regional sustentável. 


O Brasil, com uma atitude egoísta, apoiando um projeto que abalará toda uma cadeia ecológica, apoiando um crescimento insustentável, está matando a fauna, a flora  e destruindo comunidades indígenas. Um país que mata a sua história e suas origens não deveria se posicionar como um país do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário