sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Gestão de sangue




Com o objetivo de preservar a autonomia do cidadão testemunha de Jeová, religião que considera o sangue sagrado, foi desenvolvida nos Estados Unidos um sistema de gestão de sangue.

O desígnio do sistema criado é não desperdiçar o sangue do paciente. Os médicos, durante a intervenção recolhem o sangue derramado com um aparelho chamado celula-saver. Com esse método o sangue do interno será sugado pelo aparelho e reutilizado no paciente.

A medicina sem sangue ultrapassou a questão religiosa, pois este tratamento reduz complicações diminuindo consequentemente a mortalidade, e ao mesmo tempo poupando dinheiro público.

Os Estados Unidos investiram mais de quatro milhões de dólares na qualificação de seus médicos militares, no intuito de que eles possam aprender a lidar com este tratamento e aplicá-lo no campo de batalha. No entanto, a Organização das Nações Unidas deverá permanecer atenta, pois em caso de catástrofes naturais ou mesmo no tratamento de pessoas em região de risco o método poderá ajudar a salvar vidas, tendo em vista que suprimentos médicos que tenham incluso bolsas de sangue são raros de ser encontrados, afinal a doação de sangue não é algo obrigatório, mesmo sendo imprescindível,  em nossa sociedade.

O gerenciamento de sangue é um ótimo tratamento. Embora, sua implantação inicialmente deverá se restringir ao seu Estado de origem. Esperamos de em breve essa novo método seja difundido, ajudando a salvar muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário